English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Bem-Vindos!


Bem-Vindos ao Blog Economia Política!


Aqueles que usam este blog nunca devem se esquecer: o conhecimento humano deve sempre e acima de tudo servir ao Bem da Humanidade!

segunda-feira, 6 de abril de 2015

LIVROS PUBLICADOS PELO AUTOR

LIVROS PUBLICADOS PELO AUTOR:






Este livro retrata nossa experiência ao longo da Via de la Plata, o mais longo e exigente entre os principais caminhos dos chamados Caminhos de Santiago. A grande aventura da Via de la Plata é uma peregrinação de mais de 1.000 (mil) quilômetros entre Sevilha e Santiago de Compostela, passando por 145 cidades, vilas e aldeias, experimentando planícies e montanhas, sol, calor, vento, areia, chuva, neve, granizo e também conhecendo muitas pessoas e vendo paisagens deslumbrantes e inesquecíveis. E, mais do que isso: sentindo a existência de Deus em toda sua plenitude. Inicialmente, apresentamos uma cronologia dos principais fatos históricos relacionados com os Caminhos de Santiago, fruto de exaustiva pesquisa. Posteriormente, descrevemos a história da Via de la Plata, os itinerários de Antonino Caracalla, o Caminho Moçárabe, o Caminho Sanabrês, a lenda da vieira, o Botafumeiro, o renascimento dos Caminhos de Santiago, estatísticas de peregrinações a Santiago de Compostela no período 1970-2016, principais atrações das cidades da Via de la Plata, e, finalmente, um diário completo que fomos escrevendo ao longo da Via de la Plata. Nesse diário, descrevemos nossas diversas experiências, com particular ênfase em nossas reflexões filosóficas e em nossa relação com outros peregrinos. Apresentamos, também, dezenas de fotografias que darão ao leitor uma visão da grandeza e da beleza do percurso ao longo da Via de la Plata.






O objetivo deste livro é discutir as questões mais relevantes relacionadas com o processo gerador do progresso econômico, humano, social e ambiental e apresentar as principais teorias, modelos e indicadores relacionados com esse processo. Procuramos relacionar o Progresso tanto com variáveis econômicas (crescimento econômico), quanto com variáveis não econômicas (desenvolvimento humano, social e ambiental). Inicialmente, definimos crescimento econômico, apresentamos a medida padrão do crescimento econômico e as críticas ao PIB per capita. Descrevemos a evolução histórica do conceito de crescimento econômico, os modelos de crescimento econômico (modelo Harrod-Domar, etc.), as críticas aos modelos de crescimento econômico, a evolução histórica do crescimento econômico e as variáveis teóricas explicativas do crescimento econômico. Na segunda parte do trabalho, definimos desenvolvimento econômico, definimos desenvolvimento sustentável, apresentamos a evolução histórica do conceito de desenvolvimento econômico, a cronologia da teoria do desenvolvimento econômico, e as teorias do desenvolvimento econômico (destruição criadora, Big-Push, Prebisch-Singer, estágios de desenvolvimento, dois hiatos, etc.). Na parte final, discorremos sobre as abordagens recentes ao desenvolvimento, nossas reflexões sobre o desenvolvimento, os limites ao crescimento, os indicadores de desenvolvimento (IDH, IPH, Índice de Progresso Social, Índice de Vida Melhor, etc.) e o problema da informalidade.






Este livro apresenta os principais Ensinamentos (Parábolas) de Jesus Cristo, como apresentados no Novo Testamento: O Evangelho Segundo Mateus, O Evangelho Segundo Marcos, O Evangelho Segundo Lucas, O Evangelho Segundo João e o Apocalipse de João. Procuramos mostrar o essencial desses ensinamentos seguindo a ordem do Novo Testamento. As Parábolas de Jesus são narrativas alegóricas utilizadas por Jesus Cristo em suas pregações e em seus sermões visando transmitir ensinamentos profundos a seus discípulos e ao povo em geral, muitas vezes através de simples alegorias. Portanto, a maioria de seus ensinamentos não deve ser interpretada literalmente. Jesus buscou transmitir uma mensagem de salvação dos homens, conclamando-os à solidariedade, à prática do bem, ao arrependimento dos pecados, ao culto da fé e do perdão e à adoração de Deus. O livro é ilustrado com dezenas de fotografias de belas orquídeas brasileiras, tiradas pelo autor. Ao final, apresentamos as principais orações em latim e em português.



Este livro retrata nossa experiência ao longo do Caminho de Finisterra, um dos mais cheios de significado espiritual entre os principais caminhos dos chamados Caminhos de Santiago. Inicialmente, apresentamos uma cronologia dos principais fatos históricos relacionados com os Caminhos de Santiago, fruto de exaustiva pesquisa. Posteriormente, descrevemos o Caminho de Finisterra, a História de Finisterra, a História de Muxía, o significado espiritual do Caminho de Finisterra, a Lenda da Vieira, o renascimento dos Caminhos de Santiago, estatísticas de peregrinações a Santiago no período 1970-2015, nosso percurso no Caminho de Finisterra, principais atrações das cidades do Caminho de Finisterra, e, finalmente, um diário completo que fomos escrevendo ao longo do Caminho de Finisterra. Nesse diário, descrevemos nossas diversas experiências, com particular ênfase em nossas reflexões filosóficas e em nossa relação com outros peregrinos. Apresentamos, também, diversas fotografias que darão ao leitor uma visão da beleza do percurso que pode ser apreciada ao longo da Caminho de Finisterra. Ao final, apresentamos nossa Muxiana, nossa Fisterrana e uma oração de agradecimento a Santiago pelas Graças recebidas ao longo do Caminho.

Este livro retrata nossa experiência ao longo do Caminho Central Português, o segundo mais frequentado entre os principais caminhos dos chamados Caminhos de Santiago. Inicialmente, apresentamos uma cronologia dos principais fatos históricos relacionados com os Caminhos de Santiago, fruto de exaustiva pesquisa. Posteriormente, descrevemos o Caminho Central Português, os itinerários de Antonino Caracalla em Portugal, a importância da Ordem de Santiago em Portugal, principais templos e fortalezas dedicados a Santiago em Portugal, as Vias Romanas em Portugal, o surgimento da lenda de Santiago guerreiro em Portugal, cidades e freguesias dedicados a Santiago em Portugal, peregrinações famosas ao Caminho Português, o renascimento dos Caminhos de Santiago, estatísticas de peregrinações a Santiago no período 1970-2015, principais atrações das cidades do Caminho Português, e, finalmente, um diário completo que fomos escrevendo ao longo do Caminho Português. Nesse diário, descrevemos nossas diversas experiências, com particular ênfase em nossas reflexões filosóficas e em nossa relação com outros peregrinos. Apresentamos, também, diversas fotografias que darão ao leitor uma visão da beleza do percurso que pode ser apreciada ao longo da Caminho Português de Santiago de Compostela.






Este livro apresenta os principais conceitos básicos da Estatística e da Econometria, sendo recomendado para os estudantes dessas disciplinas que desejarem fazer um estudo introdutório às mesmas. Exercícios resolvidos de diversos desses conceitos são também apresentados. Apresentamos, inicialmente, os conceitos básicos da estatística. Posteriormente, apresentamos as medidas de posição, medidas de dispersão, momentos, assimetria e curtose; números índices, distribuição normal, distribuição t de Student, análise de variância e distribuição F, distribuição chi-quadrado, testes de hipóteses, intervalos de confiança, correlação e regressão, regressão não linear, regressão múltipla, testes econométricos (heteroscedasticidade, autocorrelação, erros de especificação, multicolinearidade, resíduos não aleatórios, resíduos não normais, mudança estrutural). No final apresentamos diversos exercícios resolvidos.




O objetivo deste livro é apresentar os principais conceitos básicos da economia. Inicialmente, definimos Economia. Em seguida, apresentamos os principais ramos da Economia, definimos sistema econômico, fatores de produção, bens, metodologia científica da economia, relacionamos a economia com as demais ciências, analisamos as consequências econômicas das decisões jurídicas, definimos economia positiva e economia normativa, discutimos a lei da escassez e a curva de possibilidades de produção, o problema da organização econômica, o fluxo circular da produção e do consumo, o preço de equilíbrio, os choques econômicos, produtividade e, finalmente, apresentamos um quadro com os principais fundamentos econômicos.


Este livro procura refletir meus pensamentos filosóficos ao longo dos últimos anos, particularmente sobre Deus e sobre o Sentido da Vida. Deus é tema recorrente em minhas incursões filosóficas, assim como nosso papel neste Universo sem começo nem fim. Assim, desenvolvo minhas ideias sobre Deus, o sentido da vida, a essência do Homem, a espiritualidade do Homem, o Tempo, a consciência do Homem, a temporalidade da vida, a liberdade, e o princípio do mérito. Num mundo crescentemente injusto, materialista, violento e sem verdadeira espiritualidade, como nos devemos comportar? Penso que sem uma busca profunda sobre nós mesmos e sobre o que devemos procurar fazer na vida não encontraremos saída para nossos problemas e para ajudar aos outros. Ao final do livro apresentamos diversas citações de grandes pensadores sobre cada um dos temas tratados no livro.


O objetivo deste livro é estudar uma série de aspectos relacionados ao setor externo da economia. Inicialmente, definimos setor externo e economia internacional. Posteriormente, apresentamos um breve resumo das principais teorias do comércio internacional, apresentamos as principais características da globalização, descrevemos os principais organismos e instituições internacionais, os principais tratados internacionais de comércio, os principais blocos econômicos, a estrutura do balanço de pagamentos, a importância da taxa de câmbio, alguns indicadores do comércio internacional e, finalmente, a base legal das relações externas do Brasil. Em anexo, apresentamos uma análise do poder econômico, militar, tecnológico e estratégico mundial, os blocos econômicos e as organizações e instituições internacionais. Neste livro apresentamos um vasto conjunto de dados para cada país e para cada grupo de países. Recomendamos a compra da versão colorida do livro para evitar problemas na nitidez das imagens.


Pretendemos, neste livro, discutir os desafios da Revolução Tecnológica em curso para os países em desenvolvimento, com ênfase especial no Brasil. Apresentamos, inicialmente, alguns conceitos básicos relativos a desenvolvimento tecnológico. Analisamos, em seguida, o hiato tecnológico entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, fazendo uma comparação internacional dos principais indicadores de desenvolvimento tecnológico. Em terceiro lugar, destacamos a heterogeneidade dos países em desenvolvimento em termos de indicadores de desenvolvimento tecnológico. Analisamos, posteriormente, políticas tecnológicas já implementadas ou que nós julgamos deveriam ser implementadas pelas economias em desenvolvimento, destacando os princípios básicos de uma adequada política tecnológica a ser perseguida por países que almejem alcançar elevada produtividade sem se descuidar da questão da geração de empregos. Discutimos, em especial, as estratégias industriais e tecnológicas adotadas pelo Brasil, China, Coreia do Sul, Índia e Formosa (Taiwan) e apresentamos, em apêndice, um esboço de um ciclo virtuoso do progresso científico e tecnológico, um esboço de um modelo de desenvolvimento econômico pós-keynesiano e, finalmente, o processo de desenvolvimento econômico. 



Do surgimento do Homem em nosso planeta até os dias de hoje, tem sido notável o progresso da Humanidade. Todavia, esse progresso não tem sido uniforme em todas as regiões do planeta, nem tem ocorrido a taxas constantes no tempo. Períodos históricos que apresentam grande desenvolvimento são seguidos de períodos de maior ou menor estagnação e, até mesmo, retrocesso no grau de desenvolvimento econômico e social. O objetivo deste livro é dar uma visão geral dos diversos períodos históricos em termos do pensamento econômico que os caracterizam. Percorremos a linha da História descrevendo as principais correntes do pensamento econômico e sua evolução no tempo, dos primeiros seres humanos até os dias de hoje: Evolução do Pensamento Econômico, Grandes Fases do Pensamento Econômico, Cronologia dos Grandes Marcos da Ciência Econômica, Cronologia de Fatos Históricos Importantes, Fase Pré-Científica do Pensamento Econômico, Surgimento da Economia Como Ciência: 1750-1870, Revolução Keynesiana: 1936 – O Estado Salvando o Capitalismo, Pensamento Econômico Pós-Keynes: A Torre de Babel do Pensamento Econômico e Reflexões Sobre o Futuro. 

Este livro retrata nossa experiência ao longo da Via Podiensis, na França, um dos principais dos chamados Caminhos de Santiago e que liga as cidades de Le-Puy-en-Vélay e Saint-Jean-Pied-de-Port. Inicialmente, apresentamos uma cronologia dos principais fatos históricos relacionados com os Caminhos de Santiago, fruto de exaustiva pesquisa. Posteriormente, descrevemos a Via Podiensis, desde sua origem romana até nossos dias; as principais vias do Caminho na França (Tolosana, Lemovicence e Turonense), a Stèle de Gibraltar, quem foram o Bispo Godescalc e Sante Foy, uma descrição histórica das Guerras de Religião na França, Rocamadour, os principais destaques das cidades da Via Podiensis, nosso percurso percorrido na Via Podiensis e, finalmente, um diário completo que fomos escrevendo ao longo do da Via Podiensis. Nesse diário, descrevemos nossas diversas experiências, com particular ênfase em nossas reflexões filosóficas e em nossa relação com outros peregrinos. Apresentamos, também, dezenas de fotografias que darão ao leitor uma visão da beleza do percurso que pode ser apreciada ao longo da Via Podiensis, uma extraordinária região da França. 

Este livro retrata nossa experiência ao longo do Caminho Francês, o principal dos chamados Caminhos de Santiago. Inicialmente, apresentamos uma cronologia dos principais fatos históricos relacionados com os Caminhos de Santiago, fruto de exaustiva pesquisa. Posteriormente, descrevemos o Caminho de Santiago, quem foi Santiago, o que significa o Caminho das Estrelas, os atributos do peregrino, o significado da vieira, as diversas representações do Caminho, o que significa fazer o Caminho, nosso percurso percorrido, os principais destaques das cidades do Caminho e, finalmente, um diário completo que fomos escrevendo ao longo do Caminho Francês. Nesse diário, descrevemos nossas diversas experiências, com particular ênfase em nossas reflexões filosóficas e em nossa relação com outros peregrinos. Apresentamos, também, diversas fotografias que darão ao leitor uma visão da beleza do percurso que pode ser apreciada ao longo da Caminho Francês de Santiago de Compostela. Recomendamos a compra da versão colorida do livro.






O objetivo deste livro é discutir as questões mais relevantes relacionadas com o crescimento econômico e com o desenvolvimento econômico e apresentar as principais teorias e modelos do crescimento econômico e do desenvolvimento econômico. Inicialmente, definimos crescimento econômico, apresentamos a medida padrão do crescimento econômico e as críticas ao PIB per capita. Descrevemos a evolução histórica do conceito de crescimento econômico, os modelos de crescimento econômico (modelo Harrod-Domar, etc.), as críticas aos modelos de crescimento econômico, a evolução histórica do crescimento econômico e as variáveis teóricas explicativas do crescimento econômico. Na segunda parte do trabalho, definimos desenvolvimento econômico, definimos desenvolvimento sustentável, apresentamos a evolução histórica do conceito de desenvolvimento econômico, a cronologia da teoria do desenvolvimento econômico, e as teorias do desenvolvimento econômico. Na parte final, discorremos sobre as abordagens recentes ao desenvolvimento, nossas reflexões sobre o desenvolvimento, os limites ao crescimento, os indicadores de desenvolvimento e o problema da informalidade.

Este livro apresenta um estudo sobre a importância de Santiago no ideário cristão português. Há muitas evidências que demonstram essa importância: o número de templos dedicados a Santiago em Portugal, o número de cidades, vilas e freguesias com nome de Santiago e o número de brasões de cidades, vilas e freguesias portuguesas com influências dos símbolos dedicados a Santiago. Claramente, Santiago foi utilizado – a partir de uma estratégia político-religiosa - como um símbolo de irradiação do culto cristão, de consolidação do ideário cristão em Portugal e de consolidação de uma Civilização construída a partir dos valores cristãos. Apresentamos dados que mostram a importância crescente do Caminho Português no conjunto dos Caminhos de Santiago. Ao final do livro, apresentamos os 216 belíssimos brasões dedicados a Santiago em Portugal.




O objetivo deste livro é descrever e analisar as principais características das estruturas de mercado: monopólio, concorrência perfeita, concorrência monopolista e oligopólio. Estruturas de mercado são distintas configurações de mercado que mostram como os diferentes mercados são organizados, destacando aspectos essenciais da interação entre oferta e demanda a partir de determinadas hipóteses teóricas de comportamento das firmas e dos consumidores e de características encontradas nos mercados no mundo real, tais como poder de mercado, políticas de preço, interdependência entre as firmas, condições de maximização de lucros e quantidade produzida. A análise dessas características permite determinar suas implicações quanto ao nível de bem-estar social, à qualidade da distribuição de renda e à maior ou menor necessidade de regulação estatal do mercado em questão. 



Neste livro, apresentamos algumas ideias que consideramos fundamentais para entender o pensamento de quatro grandes Homens – Adam Smith (1723-1790), Karl Marx (1818-1883), John Maynard Keynes (1883-1946) e Milton Friedman (1912-2006). Ora concordantes, quase sempre divergentes, sua leitura nos mostra o quanto é complexo, diferente e grandioso o pensamento humano e sua forma de interpretar o Mundo que o rodeia. Colocadas na forma de “entrevista”, façamos de conta que as questões aqui levantadas estão sendo ditas por eles hoje. Sem dúvida, nos surpreenderemos ao ver muitas das suas ideias com uma atualidade notável, apesar de que nenhum dos quatro ainda esteja vivo. Em Adam Smith, Quem Foi Adam Smith e o Trabalho como agente central da teoria econômica, para ele a base da riqueza das nações e a medida real do valor de troca de todas as mercadorias. Em Marx desenvolvemos temas tais como quem Foi Karl Marx, O Marxismo e a Exploração do Homem Pelo Homem e O Colapso do Capitalismo. Em Keynes, quem Foi Keynes, a Evolução Histórica da Macroeconomia, A Formação da Macroeconomia, A Contribuição de Keynes e A Revolução Keynesiana. Em Milton Friedman, Quem foi Milton Friedman, O Papel da Política Monetária e O Papel do Estado na Economia. “Conversemos”, pois, com Adam Smith, Marx, Keynes e Friedman. 



Este livro apresenta um conjunto de ensaios econômicos escritos ao longo dos anos recentes e que analisam temas econômicos bastante atuais: Thomas Malthus e o Problema Populacional; O Empreendedor e a Teoria da Destruição Criadora de Schumpeter; Limites ao Crescimento Econômico; Limites ao Crescimento Econômico II; Felicidade, Riqueza e Bem-Estar Social; Corrupção e Desenvolvimento; A Crise Europeia; Consequências Econômicas das Decisões Jurídicas; Verdoorn’s Law Versus Okun’s Law: An Econometric Investigation; Exportações Mundiais: Desempenho das Nações 1948-2010; Investimento em Tecnologia e Exportações de Produtos Intensivos em Tecnologia e Características Básicas dos Testes Econométricos. Julgamos que a partir da leitura dos mesmos o leitor/ estudante poderá encontrar uma melhor compreensão dos problemas econômicos contemporâneos.



A Civilização Grega exerceu e continua exercendo grande influência sobre a cultura ocidental. Aristóteles (384-322 a. C.) foi discípulo de Platão, tendo frequentado sua escola por vinte anos. Aristóteles exerceu grande influência sobre os pensadores islâmicos e sobre a Escola de Salamanca. Aristóteles é o primeiro pensador a usar a classificação econômica de firmas e famílias. Fez distinção entre valor de uso e valor de troca e entre dinheiro e riqueza. Para Aristóteles, o dinheiro pode ser utilizado como meio de troca e como mercadoria para facilitar as trocas. Estudou a propriedade privada e os efeitos econômicos da escravidão e condenou a usura. Definiu, ainda os conceitos de poder de monopólio. Aristóteles via a escravidão como algo natural. Obras importantes de Aristóteles (384-322 a.C.): “Política”, “A Moral” e “Ética de Nicômaco”. Aristóteles pode ser considerado o primeiro economista da história, por ter feito a primeira sistematização metodológica (criou o método científico) de conceitos econômicos.


Este livro trata da crescente preocupação com a questão da competitividade que se origina em mudanças no cenário econômico mundial nas últimas décadas, que resultaram num novo padrão de competição industrial e vantagens competitivas. Novos competidores, novos conceitos em produtos e processos e novas tecnologias são alguns dos elementos que configuram a nova competitividade internacional, caracterizada, entre outros aspectos, pela maior adaptação da produção (flexibilidade) às necessidades da demanda, em substituição à oferta generalizada de produtos padronizados. Novas formas de gerenciamento da produção, nova postura com relação aos consumidores e a aplicação de novas tecnologias são decisivas na busca de competitividade. A adaptação a essa tendências é fundamental para a manutenção da competitividade, particularmente no caso de países em desenvolvimento, tradicionalmente mais competitivos na produção de matérias-primas e produtos intensivos em mão de obra. É preciso compreender que a competitividade apresenta um caráter sistêmico, sendo um conceito multidimensional, na medida em que é afetada por um conjunto de múltiplos fatores que se inter-relacionam. 


Este livro trata da relação entre a Economia e o Meio Ambiente com a preocupação primordial de destacar os riscos para a Humanidade decorrentes de eventual colapso do meio ambiente. Abordamos, inicialmente, o problema da escassez. Em seguida, analisamos a gestão dos recursos naturais; a relação entre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, fazendo referências à Lei de Malthus e ao IDH – Índice de Desenvolvimento Humano; os padrões de consumo e o meio ambiente; os padrões de consumo de energia e o meio ambiente; a responsabilidade ambiental corporativa e o meio ambiente, em especial o conceito de externalidades; os principais Tratados Internacionais sobre o meio ambiente; as metas de desenvolvimento do milênio; o problema da água em nosso planeta; a emissão de gases de efeito estufa de 1960 a 2010; uma comparação internacional com a análise dos principais indicadores de meio ambiente; os resultados do Relatório Planeta Vivo 2014, WWF; a base legal sobre o meio ambiente no Brasil e, ao final, apresentamos um dicionário sobre meio ambiente.


Este livro é fruto da experiência adquirida em diversas viagens feitas a Portugal ao longo dos últimos anos. Principais cidades e regiões visitadas: Lisboa, Sevilha, Porto, Albufeira, Fátima, Armamar, Região do Douro, Chaves, Montalegre, Gerês, Soajo, Melgaço, Monção, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Barcelos, Viseu, Gouveia, Serra da Estrela, Góis, Lousã e Piódão. Apresentamos uma cronologia da História de Portugal, listamos as maravilhas arquitetônicas de Portugal; as melhores praias de Portugal; as maravilhas de origem portuguesa no mundo; as maravilhas da gastronomia portuguesa; as principais atrações de Lisboa; as casas de Fado de Lisboa; os museus de Lisboa, a cronologia dos fatos históricos ligados ao Algarve e a Fátima e a cronologia da história do vinho do Porto com estatísticas de produção, vendas, área de produção e população. Apresentamos o diário de uma viagem a Portugal realizada em 2015, em que descrevemos nossas incríveis experiências nesse país, com a visita a algumas das mais interessantes cidades e regiões de Portugal, em que pudemos desfrutar de inúmeras cidades e regiões do país. Disponibilizamos 342 fotografias das cidades visitadas e das diversas regiões de Portugal, em que é possível ver toda a beleza e diversidade deste incrível país. Este livro pode ser muito útil para todos aqueles que desejarem conhecer Portugal em seus diversos e variados aspectos: História, Cidades, Campos, Montanhas, Praias, Gastronomia, Religião, Arquitetura e Cultura.

Este livro é fruto da experiência adquirida em diversas viagens feitas a Portugal ao longo dos últimos anos. Inicialmente, apresentamos uma cronologia da História de Portugal e diversos dados estatísticos sobre Portugal. Em seguida, listamos as maravilhas arquitetônicas de Portugal; as melhores praias de Portugal; as maravilhas de origem portuguesa no mundo; as maravilhas da gastronomia portuguesa; as principais atrações de Lisboa; alguns dos melhores bares e restaurantes de Lisboa; as casas de Fado de Lisboa; os excelentes museus de Lisboa e os melhores restaurantes de Portugal. Posteriormente, apresentamos o diário de uma viagem a Portugal realizada em 2012, em que descrevemos nossas incríveis experiências nesse país, com a descrição da visita a algumas das mais interessantes cidades e regiões de Portugal; o diário de outra viagem a Portugal, em 2014, em que pudemos desfrutar de inúmeras cidades e regiões do país, desta vez incluindo o Algarve e suas belíssimas cidades e praias. Apresentamos nosso diário que relata nossas experiência nessa incrível região de Portugal, cada vez com maior prestígio como destino turístico mundial. Finalmente, apresentamos nosso diário escrito durante nossa visita a Madri. Neste livro disponibilizamos dezenas de fotografias (236 fotografias) das cidades visitadas e das diversas regiões de Portugal, em que é possível ver toda a beleza e diversidade deste incrível país. Pensamos que este livro pode ser muito útil para todos aqueles que desejarem conhecer Portugal em seus diversos e variados aspectos: História, Cidades, Campos, Montanhas, Praias, Gastronomia, Religião, Arquitetura e Cultura. 


O objetivo deste livro é apresentar os principais conceitos básicos da economia. Inicialmente, definimos Economia. Em seguida, apresentamos os principais ramos da Economia, definimos sistema econômico, fatores de produção, bens, metodologia científica da economia, relacionamos a economia com as demais ciências, analisamos as consequências econômicas das decisões jurídicas, definimos economia positiva e economia normativa, discutimos a lei da escassez e a curva de possibilidades de produção, o problema da organização econômica, o fluxo circular da produção e do consumo, o preço de equilíbrio, os choques econômicos, produtividade e, finalmente, apresentamos um quadro com os principais fundamentos econômicos.



O objetivo deste livro é discutir a importância das políticas econômico-sociais no contexto do desenvolvimento econômico, com ênfase especial sobre a realidade brasileira. Inicialmente, definimos socioeconomia. Posteriormente, definiremos políticas econômico-sociais, discutiremos o papel do Estado numa economia moderna, as principais características da lei que definiu as parcerias público-privadas no Brasil, os principais entraves ao desenvolvimento econômico, os principais indicadores econômico-sociais, as principais medidas de distribuição de renda, a análise comparativa do desempenho econômico-social do Brasil vis-à-vis outros países, analisamos alguns dos principais problemas do Brasil e, ao final, apresentaremos a base legal brasileira relativa ao trabalho e exercícios propostos. Socioeconomia é um novo campo multidisciplinar de pesquisa envolvendo conceitos relacionados com a Economia, Sociologia, História, Psicologia, Direito e Ciência Política, que relaciona as questões ligadas à Ciência Econômica com as grandes questões sociais e políticas. A Socioeconomia se preocupa, em particular, com as implicações sociais e políticas das mudanças econômicas, num mundo globalizado e em permanente transformação, com alterações no comportamento humano devido ao surgimento de novos meios de produção, novos bens de consumo, alterações no meio ambiente e na ecologia e um novo papel das mulheres e das minorias na sociedade. 


O papel da moeda na economia sempre foi importante desde que a mesma foi criada pelo homem, mas na sociedade moderna adquire uma importância fundamental, com a multiplicação e sofisticação das operações de compra e venda de bens e serviços. A teoria monetária aborda os impactos da moeda na economia. Neste livro, apresentamos os fundamentos da economia monetária, os principais ativos financeiros e a estrutura do sistema financeiro brasileiro. Inicialmente, definimos moeda. Em seguida, discorremos sobre a importância da moeda na economia, a evolução histórica do conceito de moeda, as funções da moeda, os agregados monetários, a política monetária e seus instrumentos, oferta e demanda por moeda, inflação e suas principais características e teorias e apresentamos os principais índices de preços do Brasil. Na segunda parte do livro, apresentamos as características dos ativos financeiros no Brasil. Ativo financeiro é todo ativo que represente valor na forma de dinheiro, patrimônio ou contrato firmado entre as partes. Os ativos financeiros podem ser classificados em ativos de renda fixa ou ativos de renda variável. Na terceira parte do livro, definimos sistema financeiro, as funções do sistema financeiro, a evolução histórica do sistema financeiro brasileiro, a estrutura normativa e de supervisão do sistema financeiro brasileiro, as instituições financeiras e os ativos financeiros monetários e não monetários. 


Este livro apresenta cinquenta poesias escritas ao longo dos últimos anos, sendo a primeira parte de uma trilogia poética. Essas poesias representam, visceralmente, minhas reflexões filosóficas e minha visão de mundo. Apegados a sua luta pela sobrevivência ou entorpecidos pela busca frenética por bens materiais e pelos prazeres da vida, os seres humanos não percebem que nossa vida tem um limite temporal. Profundamente materialistas, esquecem da riqueza representada pela espiritualidade, por nossa relação com Deus, pelo silêncio e pela simplicidade das coisas. As poesias apresentadas neste livro abordam essas questões. Várias dessas poesias mostram o local, a data e a hora em que foram escritas.

Este livro apresenta cinquenta e cinco poesias escritas ao longo dos últimos anos, sendo a segunda parte de uma trilogia poética. Essas poesias representam, visceralmente, minhas reflexões filosóficas e minha visão de mundo. Apegados a sua luta pela sobrevivência ou entorpecidos pela busca frenética por bens materiais e pelos prazeres da vida, os seres humanos não percebem que nossa vida tem um limite temporal. Profundamente materialistas, esquecem da riqueza representada pela espiritualidade, por nossa relação com Deus, pelo silêncio e pela simplicidade das coisas. As poesias apresentadas neste livro abordam essas questões. Várias dessas poesias mostram o local, a data e a hora em que foram escritas. Onze dessas poesias são escritas em francês.


Este livro apresenta cinquenta e duas poesias escritas ao longo dos últimos anos, sendo a terceira parte de uma trilogia poética. Essas poesias representam, visceralmente, minhas reflexões filosóficas e minha visão de mundo. Apegados a sua luta pela sobrevivência ou entorpecidos pela busca frenética por bens materiais e pelos prazeres da vida, os seres humanos não percebem que nossa vida tem um limite temporal. Profundamente materialistas, esquecem da riqueza representada pela espiritualidade, por nossa relação com Deus, pelo silêncio e pela simplicidade das coisas. As poesias apresentadas neste livro abordam essas questões. Várias dessas poesias mostram o local, a data e a hora em que foram escritas. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário